115 VAGAS
O Instituto, atualmente, dispõe de um total de 115 vagas.
O INSCRI, fundado em 20 de outubro de 1993, é uma organização da sociedade civil, sem fins
lucrativos, que presta assistência social para crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 15 anos.
Trata-se de um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que atende de segunda a sexta-feira (das 08h às 17h) 115 usuários que vivenciam situação de vulnerabilidade social e fragilização de vínculos familiares e comunitários.
Integramos o serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social/SUAS, regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009), reordenado em 2013 pela Resolução CNAS nº01/2013.
Esse serviço é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).
O INSCRI possui registro no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Nacional de Assistência Social, Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal.
O Instituto tem por finalidade estatutária buscar o desenvolvimento da convivência, autonomia e cidadania tendo como princípio fundamental a complementaridade de propósitos e de ações entre a família, a escola e a comunidade, prevenindo situações de risco pessoal e social.
O objetivo geral do serviço é complementar o trabalho social com a família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária.
Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo e contribuir para a inserção, reinserção e permanência das crianças e adolescentes no sistema educacional.
Os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são divididos em grupos a partir de faixas etárias, considerando as especificidades dos ciclos de vidas.O trabalho nos grupos é planejado de forma coletiva, contando com a participação ativa do técnico de referência, dos educadores sociais e dos usuários.